segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Credo dos Apóstolos

Vou ao longo dos próximos 3 meses dar uma EBD sobre o Credo dos Apóstolos, para tal vou usar os livros do Pastor Franklin Ferreira, de Karl Barth sobre o mesmo, bem como o livro de Kevin deYoung sobre o Catecismo de Heidelberg, nos capítulos referentes ao Credo, bem como outros materiais.

Semana 1

Qual é a nossa experiência com o Credo, quais os nossos preconceitos (ideias pré-concebidas) acerca do Credo? Qual o nosso “relacionamento” com credos, confissões, catecismos?
Em que é que eu acredito? Se me perguntarem um resumo da minha fé, qual é a minha resposta?

O Credo é um resumo da fé pregada pelos apóstolos.  Nasce provavelmente a meio do segundo século e nasce da necessidade de instruir catecúmenos e como forma de preparação para o baptismo. Por um lado estabelece os artigos fundamentais da fé cristã, por outro é uma forma de lutar contra heresias.
Exemplo de alguns textos confessionais/ Credo= creio
Deuteronómio 6:4 (Shemá); João 1:49; Mateus 16:16; João 20:28; I Cor. 15:3-4; Efésios 4:4-6; I Timóteo 3:16 – exemplos de confissões de fé
 Incluo duas versões do credo, pela razão de usarem palavras diferentes, ainda que o conteúdo seja o mesmo, as implicações teológicas poderão ser diferentes.
I
Creio em Deus Pai, Todo-Poderoso,
Criador dos céus e da terra;
E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor,
Que foi concebido por obra do Espírito Santo,
Nasceu da Virgem Maria,
Padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos,
foi crucificado, morto e sepultado,
desceu à mansão dos mortos,

ressuscitou ao terceiro dia,
subiu ao Céu
e está assentado à destra de Deus Pai Todo-Poderoso,
De onde há de vir para julgar os vivos e os mortos;
Creio no Espírito Santo,
Na santa Igreja Católica,
Na Comunhão dos Santos,
Na remissão dos pecados,
Na ressurreição da carne
E na vida eterna.
Amém
II
Creio em Deus, Pai Todo Poderoso, criador dos céus e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido por obra do Espírito Santo. Nasceu da virgem Maria, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu ao Hades; ressuscitou ao terceiro dia; subiu ao céu, e está sentado à mão direita de Deus Pai Todo Poderoso, donde há de vir para julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na santa igreja católica; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo; e na vida eterna. Amém

Desafio/TPC: conseguimos encontrar textos para cada verdade teológica assumida pelo credo? O Credo vai buscar a sua linguagem à Bíblia, não se vê como algo ao lado da Bíblia, mas como um texto que nasce desta, um resumo de algumas das suas verdades. Conhecemos ou vêm-nos à cabeça textos que apoiem as verdades enunciadas pelo Credo?

Sem comentários:

Enviar um comentário