segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Credo dos Apóstolos

Semana 2
Romanos 10:9-10
Creio, confissão – confio, tenho confiança, acredito
Jaroslav Pelikan “ O que a igreja de Jesus Cristo acredita, ensina e confessa com base na Palavra de Deus: essa é a doutrina cristã.”
Não há Igreja Cristã que não confesse doutrinas cristãs. O credo é a apresentação do ensino bíblico, ortodoxo e consensual, apesar de não se referir directamente às escrituras, o credo tem nestas a sua origem e linguagem.
“O credo só tem razão de ser a partir da crença de que o Espírito Santo soprou as palavras que formam a Sagrada Escritura.” (Ferreira, Franklin, p. 25)
O credo não deve ser encarado como algo mecânico, mas como exigindo confiança em Deus. Ou seja, não acreditamos por ou se recitarmos o credo, mas podemos recitar o texto se acreditarmos, é uma prova da confiança pessoal em Deus.
“Quando eu digo “Creio em Deus”, a ideia que o credo ensina é mais do que a mera adesão intelectual aos seus enunciados. O que este símbolo exige e requer, como eco do texto bíblico, é que nós confiemos, que nós obedeçamos e sejamos comprometidos com os enunciados daquele documento.” (Ferreira, Franklin, p. 36)
Algumas notas de Karl Barth quanto ao “Creio”:
- Acto de reconhecimento da realidade de Deus no seu relacionamento com o homem;
- Acto de confissão – o sujeito é a igreja ou pertence a esta, enquanto membro dela.
- A confissão é sempre a tentativa de proteger a verdade divina do erro humano; no credo, a Igreja curva-se perante Deus e expressa a sua fé como acha que as Sagradas Escrituras a descrevem.
- A fé como uma forma de mostrar compromisso com o trabalho missionário, a confissão como um acto de convocar outros à fé, um testemunho daquilo em que se crê.

A confissão é então um acto de fé público e comunitário, há uma resposta pessoal, num acto comunitário.

Sendo o credo um texto Trinitário, e não aparecendo o termo Trindade na Bíblia, é importante lermos textos que mostram as diferentes pessoas da Trindade.
Textos/ confissões de fé centradas na pessoa de Jesus Cristo: Actos 8:37; Romanos 8:34; II Timóteo 2:8; I Pedro 3:18-22; I João 4:2, 15; Filipenses 2:5-11; I Timóteo 3:16; I Coríntios 15: 3-4
Confissões centradas no Pai e no Filho: I Coríntios 8:6; Gálatas 1:1-5; I Timóteo 2:5-6; 6:13-16; II Timóteo 4:1
Confissões Trinitárias: Mateus 28:19; Romanos 1:1-4; II Coríntios 1:21-22; 13:13; I Pedro 1:2; Judas 20,21

Sem comentários:

Enviar um comentário